O que é vesícula biliar?

Sua vesícula biliar é um pequeno órgão no abdome superior que fica aderida ao fígado

Figura 1. Localização da vesícula biliar

O que a vesícula biliar faz?

A vesícula biliar coleta e armazena um líquido chamado bile, que ajuda o seu corpo na digestão de alimentos gordurosos. Pequenos depósitos duros chamados cálculos biliares podem se formar na vesícula biliar.

Como são os cálculos (pedras)?

O número, tamanho, forma e cor das pedras da vesícula são bastante variáveis. Algumas pessoas só tem uma pedra, enquanto outras têm mais de 100. Da mesma forma, as pedras podem variar de tamanho 1 mm (grão de areia) até 10 ou 15 mm.

Figura 3. Diversos tamanhos e tipos de cálculos de vesícula

Quem pode ter cálculo (pedra) na vesícula biliar?

Pedra ou cálculo na vesícula biliar é uma doença bastante comum que atinge mais de 10 milhões de brasileiros. Cerca de 10% das pessoas tem cálculo na vesícula. Algumas têm maior possibilidade de formar cálculos e os fatores de risco são:

• Idade: apesar desta doença acometer até crianças, ela aumenta com a idade e é mais comum em adultos (maiores de 40 anos) e idosos.

• Mulher: as pedras na vesícula são mais comuns nas mulheres do que nos homens, principalmente nas que já ficaram grávidas.

• Obesidade: quanto mais obeso, maior a possibilidade de ter pedra na vesícula. Entretanto, magros também podem ter cálculos.

• Hereditariedade: as pessoas que têm familiares com cálculos possuem mais chance de ter esta doença do que os que não têm.

É muito comum surgirem dúvidas em relação a prevenção da formação de cálculos, mas não existe uma maneira consistente de se prevenir os cálculos biliares.

Como que o cálculo (pedra) é formado na vesícula?

A bile é produzida no fígado e transportada para o intestino (duodeno) através de canais biliares (Figura 2). A bile ajuda na digestão de alimentos gordurosos, e contém várias substâncias, entre elas, colesterol e pigmentos. Quando algumas dessas substâncias aumentam em quantidade na bile, elas podem se depositar na vesícula. Com o passar dos meses e anos, estes depósitos se unem e formam o cálculo. O cálculo pode entrar no ducto biliar, que conecta a vesícula biliar com o intestino, e quando isso acontece, você pode apresentar complicações como pancreatite e infecção generalizada (sepse).

Figura 2.

A vesícula tem uma função simples no organismo: de armazenar a bile; ela não produz bile.

Outros locais do organismo, como o rim, a bexiga e o canal da saliva e o da lágrima, também podem formar cálculos, mas as pedras desses locais são diferentes das encontradas na vesícula.

Sintomas causados pela pedra na vesícula biliar

Dor intensa no abdome (barriga), no lado direito ou na boca do estômago. Esta dor geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, mas quando for mais prolongada, pode indicar que está ocorrendo uma complicação. Neste caso, procure o seu médico com urgência;

• Náusea (enjôo) e vômitos;
  • Indigestão;
  • Febre;
  • Pele amarela – icterícia é o termo médico para a pele e os olhos que parecem amarelos. Você pode ter icterícia se os cálculos biliares bloquearem seu ducto biliar;
  • Inflamação ou infecção da vesícula;
  • Pancreatite aguda.

A maioria dos pacientes que tem pedra na vesícula nunca teve sintomas. Não existem dados médicos que permitam determinar quais pacientes terão sintomas. Entretanto, quando o paciente apresenta um dos sintomas acima citados, a possibilidade de repetir o mesmo sintoma ou apresentar uma complicação é grande. Assim, nessa situação é importante procurar o seu médico.

A possibilidade de uma pessoa apresentar sintomas ou complicações independe do número ou tamanho das pedras, mas a chance de surgirem sintomas é de 2% a cada ano que passa. Às vezes, apenas uma pedra pequena pode ocasionar uma complicação grave, como a pancreatite aguda.

Como faço o diagnóstico?

O melhor método para diagnosticar pedra na vesícula é a ultrassonografia do abdome.  A tomografia pode não mostrar as pedras em um grande número de pacientes.

Se você precisar de mais testes, poderá fazer um ultrassom por endoscopia (ecoendoscopia), que é o melhor exame para avaliar microcálculos ou lama na vesícula, por vezes não visualizados na ultrassonografia convencional do abdome.

O tratamento cirúrgico

A única forma de tratamento do cálculo da vesícula é a retirada da vesícula biliar (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (quebrar a pedra com aparelhos especiais) e medicamentos para dissolver a pedra, não dão bons resultados e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.     Atualmente, o tratamento da pedra da vesícula é considerado um procedimento simples, desde que o paciente não apresente complicações. A retirada da vesícula na maioria dos pacientes é realizada por via laparoscópica (“operação dos furinhos”). Inicialmente é injetado um gás (gás carbônico) dentro do abdome para criar um espaço, onde o cirurgião poderá fazer a operação com segurança. Após a realização de 4 furinhos de meio a um centímetro, uma câmera é introduzida no abdome para que o cirurgião e sua equipe possam visualizar o abdome em completo através de um monitor. Os instrumentos (pinças, tesouras e etc) são colocados através dos outros furinhos para retirar a vesícula.

Figura 4. Ilustração dos portais utilizados para a cirurgia da vesícula

Todos os pacientes que têm pedra na vesícula precisam operar?  Os que já apresentaram sintomas devem ser operados, porque a possibilidade de apresentarem outros sintomas ou complicações é muito elevada. Os pacientes que tem pedra na vesícula mas não apresentam sintomas devem ser avaliados de maneira individualizada sobre a necessidade de realizar a cirurgia de retirada a vesícula.   O seu médico poderá ajudá-lo a decidir se a operação é a melhor opção para você. Esta decisão deve ser tomada após considerar alguns dados, tais como: sua idade, seus sintomas, há quanto tempo você tem a pedra e se tem outras doenças que podem aumentar o risco da operação, ou o risco de ter crises de vesícula.   Após a retirada da vesícula, vou ter alguma restrição na minha alimentação?  Você não precisará modificar a sua dieta após a operação, porque a vesícula tem uma função muito pouco importante no organismo, que é a de armazenar bile. A vesícula não produz bile, apenas ajuda no seu armazenamento. A produção da bile pelo fígado continua normal após a retirada da vesícula. Não existe nenhuma sequela ou consequência para o organismo após a retirada da vesícula.  Vantagens da cirurgia laparoscópica da vesícula biliar? São várias as vantagens da operação:

• Recuperação rápida do paciente: a maioria dos pacientes fica internada no hospital somente 1 dia e pode retornar ao trabalho e realizar todas atividades, inclusive esportivas, em 1 ou 2 semanas.
  • Resolução completa e definitiva da doença.
  • Pouca dor pós-operatória.
  • Cicatriz cirúrgica mínima: porque são realizados somente 4 furinhos.
  • Risco de infecção pequeno.

Apesar dos resultados do tratamento cirúrgico serem excelentes, alguns pacientes podem ter complicações, como em qualquer procedimento cirúrgico. As complicações mais comuns são: lesão de vísceras, infecção, sangramento e risco anestésico. Caso não seja possível realizar a operação pela técnica videolaparoscópica (‘’técnica dos furinhos’’), pode ser necessário fazer uma incisão (corte) maior no seu abdômen para terminar a operação. Os riscos da operação são mais comuns nos pacientes que apresentam doença grave ou complicações, como: inflamação da vesícula, icterícia ou pancreatite aguda no momento da operação. Nestas situações, a operação é geralmente mais difícil de ser realizada e deve ser feita em caráter emergencial.

Como devo me preparar para a remoção laparoscópica da vesícula biliar?

Você precisará de um exame físico completo e, pode precisar de alguns testes para se certificar de que está saudável o suficiente para a cirurgia.

O seu cirurgião irá conversar com você sobre os riscos e benefícios da cirurgia. Em seguida, você assinará um formulário dizendo que entende e concorda com a operação.

As instruções exatas dependem do seu cirurgião, mas aqui estão algumas coisas comuns a fazer:

• Tome banho na noite anterior à cirurgia ou na mesma manhã. Por favor, não raspe sua área da barriga!
  • Pare de comer e beber no momento em que seu médico avisar, antes da cirurgia.
  • No dia da sua cirurgia, você poderá tomar medicamentos que o seu médico lhe disser que tem permissão. Tome-os com apenas um gole de água.
  • Pode ser necessário parar de tomar certos medicamentos antes da cirurgia. Isso inclui anticoagulantes, suplementos e medicamentos que afetam o sistema imunológico.
  • Você precisará de alguém para levá-lo para casa após a cirurgia e também será necessário que alguém fique com você durante a noite. Informe-se com seu médico.

O que eu devo esperar após a retirada da vesícula?

Retorno para casa: provavelmente você poderá voltar no dia em que fizer a cirurgia ou ficar no hospital durante a noite e ir embora no dia seguinte pela manhã. Você precisa estar apto a beber líquidos antes de ir para casa.

Sentirei dor?

Você sentirá alguma dor após a cirurgia, nos locais da incisão e no abdome, o que é comum. Você também pode sentir dor nos ombros, por conta do ar colocado no seu abdome durante a operação. A dor no ombro deve desaparecer de 24 a 48 horas.

Você poderá tomar medicamentos sem receita médica para aliviar a dor, como novalgina e tylenol. Colocar gelo em suas incisões também pode ajudar.

Você poderá sentir enjôo ou vomitar após a cirurgia. A cirurgia e/ou a anestesia podem fazer isso acontecer. Você deve melhorar em um ou dois dias. Se continuar vomitando ou com náuseas, informe seu médico.

Os cortes (furinhos) serão fechados com pontos e cobertos com curativo. É comum que ocorra hematoma (“azulado” ou “roxo”) ou pequenos sangramentos. Isto é normal, não se preocupe. Após 48h você poderá ficar sem curativos.

Dieta

É recomendável evitar a ingestão de alimentos gordurosos nos primeiros 3 a 5 dias após a cirurgia. Após esse período, a sua dieta habitual poderá ser aos poucos reintroduzida.

Atividades

Você deve ficar tão ativo quanto seu corpo permitir, é recomendado caminhar. Com cautela, você poderá subir e descer escadas no dia da sua cirurgia. É esperado que você se sinta um pouco melhor a cada dia, após ir para casa. Caso contrário, entre em contato com o seu médico.

Provavelmente, você pode voltar à atividade normal (trabalho) cerca de uma semana após a remoção laparoscópica da vesícula biliar. Se sua profissão exigir um esforço físico exagerado, pergunte ao seu médico quando você pode voltar ao trabalho. Você pode dirigir 48h horas após a anestesia. Atividades físicas geralmente são autorizadas após 20 dias.

Quando consultar seu médico após a cirurgia?

Você precisa consultar seu cirurgião em 1 a 2 semanas após a cirurgia.

Quando contatar o seu médico após colecistectomia laparoscópica?

• Febre acima de 38,5 ° C;
  • Dor intensa na barriga que não melhora com as medicações prescritas;
  • Pele amarela (icterícia);
  • Sentir enjôo ou vomitar – ligue para seu médico se não puder comer ou beber;
  • Pus proveniente de qualquer um dos pequenos cortes na área da cirurgia ou vermelhidão que se espalha ou piora;
  • Problemas respiratórios, falta de ar ou tosse que não melhoram.