Cirurgia do pâncreas

A cirurgia do pâncreas está indicada mais comumente em caso de cistos ou tumores na região do pâncreas.

Os cistos pancreáticos, são achados cada vez mais comuns em exames de imagem de rotina. Em sua maioria são benignos e podem ser acompanhados com segurança. Cistos pancreáticos que apresentem sintomas, grandes, que apresentem crescimento ou suspeitos para transformação maligna, são candidatos a ressecção cirúrgica. 

O câncer de pâncreas, embora pouco frequente, tem um prognóstico mais reservado, tornando-o atualmente uma quinta causa mais comum de mortalidade por câncer nos países desenvolvidos.

O pâncreas é uma glândula com cerca de 15 cm de comprimento e tem a forma de uma pêra fina deitada de lado. A extremidade mais larga do pâncreas é chamada de cabeça, a seção do meio é chamada de corpo e a extremidade mais estreita é chamada de cauda. O pâncreas fica entre o estômago e a coluna vertebral.

O pâncreas tem duas funções principais no corpo:

  1. Produção de enzimas que ajudam a digerir os alimentos.
  2. Produzir hormônios, como insulina e glucagon, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ambos os hormônios ajudam o corpo a usar e armazenar a energia que recebe dos alimentos.

Os sucos pancreáticos são produzidos pelas células exócrinas do pâncreas e os hormônios são produzidos pelas células endócrinas do pâncreas. Cerca de 95% dos cânceres pancreáticos começam nas células exócrinas.

 

Fatores de risco para o Câncer de Pâncreas

Os fatores de risco para câncer de pâncreas incluem o seguinte:

  • Fumar
  • Obesidade 
  • História de diabetes e pancreatite crônica
  • Histórico familiar de câncer de pâncreas ou pancreatite.

 

Sinais e sintomas do Câncer de Pâncreas

O câncer de pâncreas pode não causar sinais ou sintomas precoces. Sinais e sintomas podem ser causados ​​por câncer de pâncreas ou por outras condições. Verifique com seu médico se você tem um dos seguintes:

Icterícia (amarelecimento da pele e parte branca dos olhos);

Fezes de cor clara;

Urina escura;

Dor no abdômen superior ou médio e nas costas;

Perda de peso sem motivo conhecido;

Perda de apetite;

Sentindo-se muito cansado.

 

Tratamento do Câncer de Pâncreas

São utilizados cinco tipos de tratamento padrão para o câncer de pâncreas: Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e Terapia alvo molecular. O tratamento cirúrgico é a principal forma de tratamento. O tipo de operação depende do tamanho e local da doença e da presença de tumor em outros órgãos próximos ou distantes.

A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia ou cirurgia robótica, técnicas minimamente invasivas que oferecem menos risco de complicações.

Abaixo estão os principais tipos de cirurgia que podem ser usadas para remover o tumor:

1.Procedimento de Whipple: procedimento cirúrgico no qual a cabeça do pâncreas, a vesícula biliar, parte do estômago, parte do intestino delgado e o ducto biliar são removidos. O suficiente do pâncreas é deixado para produzir sucos digestivos e insulina.

2.Pancreatectomia total: esta operação remove todo o pâncreas, parte do estômago, parte do intestino delgado, ducto biliar comum, vesícula biliar, baço e linfonodos próximos.

3.Pancreatectomia distal: Cirurgia para remover o corpo e a cauda do pâncreas. O baço também pode ser removido se o câncer se espalhar para o baço.

 

Pré-operatório

  • Realizar os exames pedidos pelo médico;
  • Tomar banho na noite anterior ou na manhã da cirurgia;
  • Ficar em jejum pelo tempo estipulado pelo cirurgião;
  • Na manhã da cirurgia, tomar as medicações autorizadas pelo médico com apenas um pouco de água;
  • Talvez seja necessário parar de tomar alguns medicamentos antes da cirurgia. Siga à risca as indicações médicas;
  • Leve um acompanhante.