Cirurgia de baço

O baço é um órgão cheio de sangue localizado na cavidade abdominal esquerda superior. É um órgão de armazenamento de glóbulos vermelhos e contêm muitos glóbulos brancos especializados chamados “macrófagos” (células de combate a doenças) que atuam na filtragem do sangue. O baço faz parte do sistema imunológico e também remove partículas de sangue velhas e danificadas do seu sistema. O baço ajuda o corpo a identificar e matar bactérias, e pode afetar a contagem de plaquetas, a contagem de glóbulos vermelhos e até a contagem de glóbulos brancos.

 

Quais as indicações para a remoção do baço?

Há várias razões pelas quais um baço pode precisar ser removido e a lista a seguir inclui as razões mais comuns:

Púrpura de trombocitopenia auto-imune (PTI): esse é o motivo mais comum. Nesta doença, a contagem de plaquetas de um paciente é baixa, porque o corpo produz anticorpos para as plaquetas que causam sua destruição no baço. As plaquetas são células sanguíneas que auxiliam na coagulação do sangue e os pacientes correm risco de sangrar. A primeira linha de tratamento é a terapia medicamentosa, mas quando isso não é bem-sucedido, a remoção do baço (esplenectomia) pode ser curativa ou, pelo menos, melhorar significativamente a contagem de plaquetas na grande maioria dos casos.

Anemia hemolítica: nesta doença, o corpo produz anticorpos para os glóbulos vermelhos, que são posteriormente destruídos no baço. Quando a terapia médica falha, alguns pacientes necessitam da remoção do baço para prevenir ou diminuir a necessidade de transfusão.

Condições hereditárias (genéticas): existem várias doenças que afetam o formato dos glóbulos vermelhos, como esferocitose, doença das células falciformes ou talassemia. Nesses pacientes, o baço reconhece os glóbulos vermelhos como anormais e pode derrubá-los, possivelmente exigindo esplenectomia para melhorar os sintomas.

Malignidade: raramente pacientes com câncer de células que combatem infecções, conhecidas como linfoma ou certos tipos de leucemia, necessitam de remoção do baço. Quando o baço aumenta, às vezes remove muitas plaquetas do sangue e precisa ser removido. Às vezes, o baço é removido para diagnosticar ou tratar um tumor.

Outras razões: às vezes o suprimento de sangue para o baço fica bloqueado (infarto) ou a artéria se expande anormalmente (aneurisma) e o baço precisa ser removido. Raramente, o baço pode ser infectado e é melhor tratado com remoção.

 

Quais são as vantagens da esplenectomia minimamente invasiva?

Os resultados individuais podem variar dependendo da sua condição geral e saúde, mas as vantagens usuais são:

  • Menos dor pós-operatória;
  • Menor tempo de internação hospitalar;
  • Retorno mais rápido a uma dieta alimentar regular e sólida;
  • Retorno mais rápido às atividades normais;
  • Melhores resultados cosméticos;
  • Menos hérnias incisionais.

 

Como me preparar para a cirurgia?

  • Depois que seu cirurgião analisar com você os riscos e benefícios potenciais da operação, você precisará fornecer um consentimento por escrito para a cirurgia;
  • A preparação pré-operatória inclui exames de sangue, avaliação médica, radiografia de tórax e um eletrocardiograma, dependendo da sua idade e condição médica;
  • A imunização com uma vacina para ajudar a prevenir infecções bacterianas após a remoção do baço deve ser administrada duas semanas antes da cirurgia, se possível;
  • Transfusão de sangue e/ou produtos sanguíneos, como plaquetas, podem ser necessários, dependendo da sua condição;
  • Recomenda-se tomar banho na noite anterior ou na manhã da operação;
  • Medicamentos como aspirina, anticoagulantes, medicamentos anti-inflamatórios (medicamentos para artrite) e vitamina E podem precisar ser interrompidos temporariamente por vários dias a uma semana antes da cirurgia;
  • Ficar em jejum pelo tempo estipulado pelo seu cirurgião;
  • Na manhã da cirurgia, tome as medicações autorizadas pelo seu médico com apenas um pouco de água;
  • Talvez seja necessário parar de tomar alguns medicamentos antes da cirurgia. Siga à risca as indicações médicas;
  • Pare de fumar.

 

O que posso esperar após a cirurgia?

Após a cirurgia, você receberá fluidos intravenosos em seu braço. Você receberá analgésicos para aliviar o desconforto causado pelas pequenas incisões. Assim que você puder retomar a ingestão oral, urinar e cuidar de suas necessidades básicas, normalmente poderá voltar para casa, o seu cirurgião lhe dirá quando é seguro ir.

 

Em casa

Normalmente, depois de voltar para casa, você pode fazer o seguinte:  

– Atividade: é recomendado andar e subir escadas, além de tomar banho, na primeira semana. Atividades mais intensas devem ser discutidas com seu médico;

– Dirigir: a maioria das pessoas pode retomar a condução 5 a 7 dias após a cirurgia. 

– Dieta: a menos que você tenha necessidades alimentares especiais, como diabetes, você pode fazer uma dieta normal em casa.

– Constipação após a cirurgia é normal, por isso é recomendado beber muita água e ingerir fibras. Seu cirurgião pode aconselhá-lo sobre os meios para ajudar seu intestino a funcionar no pós-operatório. 

Em caso de febre alta (acima de 39 °C), sangramentos, inchaço na barriga, náusea ou vômitos, calafrios, dificuldade para urinar, pus ou vermelhidão na área da cirurgia, problemas para respirar ou tosse, e dificuldade para se alimentar, entre em contato com seu médico.

 

Quais complicações podem ocorrer?

As complicações após a esplenectomia não são frequentes, mas você deve consultar o seu médico sobre possíveis complicações com base no seu caso específico. As possíveis complicações podem incluir infecções no local da cânula, pneumonia, sangramento interno ou infecção no abdômen no local onde o baço costumava estar, embora essas complicações sejam pouco frequentes. O pâncreas pode inflamar (pancreatite) ou vazar líquidos após a cirurgia. Os problemas que podem ocorrer alguns meses ou anos depois são hérnias nos locais da cânula ou infecção por todo o corpo. Essa complicação também não é frequente.

A infecção fulminante pós esplenectomia é o resultado de não ter o baço para combater certas infecções bacterianas. A imunização é geralmente administrada antes da remoção do baço e é um método para ajudar o corpo a combater e prevenir a infecção. Antibióticos, como a penicilina, podem ser administrados se uma infecção se desenvolver porque as bactérias que geralmente causam esse tipo de infecção são muito sensíveis aos antibióticos.