Cirurgia Robótica? 

Durante uma cirurgia robótica, o cirurgião senta-se em um console próximo ao paciente e através de pequenas incisões opera controlando instrumentos delicados e articulados que ficam na ponta dos braços robóticos. O sistema robótico traduz os movimentos das mãos do cirurgião no console em tempo real, dobrando e girando as pinças cirúrgicas durante a execução do procedimento. Os minúsculos e articulados instrumentos movem-se como uma mão humana, mas com maior amplitude de movimento e maior precisão. O sistema também oferece uma visão 3D ampliada de alta definição da área cirúrgica e possibilita que os cirurgiões operem através de uma ou algumas pequenas incisões. Dessa forma, a cirurgia robótica é geralmente associada a cirurgia minimamente invasiva. 

 

O termo “robótico” muitas vezes engana as pessoas. Robôs não realizam cirurgia, o cirurgião está sob o controle. 

As escolhas e tomadas de decisões em uma sala de cirurgia afetam a vida do paciente. A tecnologia embutida na cirurgia robótica pode aprimorar a capacidade do cirurgião e ajudá-lo na tomada de decisões através da troca de informação. O sistema robótico oferece precisão, flexibilidade e controle para executar muitos tipos de procedimentos, oferecendo um feedback em tempo real para que você possa operar com confiança. 

Com mais de 15.000 publicações e gerações de robôs em constante evolução, a cirurgia robótica é cada vez mais uma opção preferida pelos cirurgiões minimamente invasivos. Desde o ano 2000, mais de 5 milhões de procedimentos minimamente invasivos já foram realizados. 

 

Vantagens 

Aumenta a precisão, a flexibilidade e o controle durante a operação. 

Permite melhor visualização do local operado em comparação com as técnicas tradicionais. 

Os cirurgiões podem executar procedimentos delicados e complexos que poderiam ser difíceis ou impossíveis com outros métodos. 

Com que frequência se torna possível a cirurgia minimamente invasiva? 

Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva incluem: 

  • Menos complicações (como infecção do local cirúrgico) 
  • Menos dor e perda de sangue 
  • Recuperação mais rápida 
  • Cicatrizes menores e menos visíveis 

 

Riscos 

A cirurgia robótica envolve riscos, alguns dos quais podem ser semelhantes aos da cirurgia aberta convencional, como um pequeno risco de infecção e outras complicações.

 

Quais são os procedimentos cirúrgicos mais realizados pela Robótica? 

  • Cirurgias bariátricas e metabólicas 
  • Cirurgia de hérnias 
  • Cirurgias do estômago 
  • Cirurgias do pâncreas 
  • Cirurgias do cólon (intestino grosso) e reto 
  • Cirurgias da próstata 
  • Cirurgias ginecológicas 

 

A Cirurgia Robótica é ideal para você? 

A cirurgia robótica não é uma opção para todos. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da cirurgia robótica e como ela se compara a outras técnicas, como outros tipos de cirurgia minimamente invasiva e a cirurgia aberta convencional. 

 

Todo cirurgião pode realizar a cirurgia robótica?

Nem todo cirurgião está habilitado a realizar a cirurgia robótica. Para tal, é necessário a realização de um treinamento especializado e a obtenção de uma certificação robótica internacional. 

 

Fotos e Vídeos