Cirurgia para remoção do apêndice

O apêndice é um tubo longo que se conecta à primeira parte do cólon. Normalmente é localizado do lado direito da cavidade abdominal. Ele produz uma proteína que destrói bactérias, chamada imunoglobulina, que ajuda o corpo a lutar contra infecções. Entretanto, sua utilidade do apêndice não é essencial. Pessoas que fizeram apendicectomia não sofrem com maior risco de infecção. Outros órgãos podem suprir esta função quando o apêndice é removido.

A apendicite é um dos problemas cirúrgicos mais comuns. Uma em cada 2.000 pessoas fazem apendicectomia (remoção do apêndice) em algum momento da vida. O tratamento requer uma operação para remover o apêndice infectado.

Indicação

Pacientes que apresentem inflamação no apêndice (apendicite aguda).

O que devo esperar após a cirurgia?

Após a operação, é importante seguir as instruções do seu médico. Embora muitas pessoas se sintam melhor em apenas alguns dias, lembre-se de que seu corpo precisa de tempo para curar.

Você é incentivado a sair da cama no dia seguinte à cirurgia e a andar. Isso ajudará a diminuir o risco de coágulos sanguíneos nas pernas e dor nos músculos.

Você provavelmente poderá voltar à maioria de suas atividades normais entre uma e duas semanas. Essas atividades incluem tomar banho, dirigir, subir escadas, trabalhar e se envolver em relações sexuais.

Se você tiver dor prolongada ou não obtiver alívio com a medicação para dor prescrita, notifique seu cirurgião.

Quais complicações podem ocorrer?

Como em qualquer operação, há riscos de complicações.

• Infecção
  • Vazamento na borda do cólon onde o apêndice foi removido.
  • Lesão em órgãos adjacentes, como intestino delgado, ureter ou bexiga.
  • Trombose de  veias profundas das pernas