Cirurgia do intestino grosso (cólon) e reto

O cólon é o intestino grosso, a parte mais baixa do trato digestivo. O intestino é um órgão longo e tubular, que consiste do intestino delgado, intestino grosso (cólon) e o reto, que é a última parte do cólon. Depois que a comida é ingerida, ela é digerida no estômago e depois passa para o intestino delgado, onde a parte nutricional da comida é absorvida. O que sobra segue pelo cólon e é expelido pelo corpo através do reto. O cólon e o reto absorvem água e seguram o resto até que você esteja pronto para expeli-lo.

Um dos tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres, abrange tumores no cólon e no reto. Quando localizada no intestino, sem se estender para outros órgãos, é uma doença altamente tratável e com altos índices de cura.

O tratamento cirúrgico é a principal forma de tratamento para o câncer do intestino grosso e reto. O tipo de operação depende do tamanho e local do câncer e da presença de tumor em outros órgãos próximos ou distantes. A quimioterapia e radioterapia com frequência também  fazem parte do tratamento e a escolha de um ou a combinação de mais de um tipo de tratamento é individualizada para cada paciente.

 

Indicação

Os pacientes são submetidos à cirurgia de cólon e reto para várias condições, incluindo: câncer colorretal, pólipos, doença inflamatória intestinal (colite de Crohn e ulcerativa), estenose do cólon e cirurgia de diverticulite, para remover todo ou parte do seu cólon.  É conhecida como colectomia e ressecção do reto.

 

Quais são as vantagens da ressecção minimamente invasiva do cólon?

Os resultados podem variar dependendo do tipo de procedimento e da condição geral do paciente. As vantagens são:

  • Menos dor pós-operatória;
  • Pode reduzir a internação hospitalar;
  • Pode resultar em um retorno mais rápido à dieta de alimentos sólidos. Pode resultar em um retorno mais rápido da função intestinal. Retorno mais rápido à atividade normal;
  • Resultados cosméticos aprimorados.

 

Você é candidato à ressecção minimamente invasiva do cólon?

Embora a ressecção minimamente invasiva do cólon e reto tenha muitos benefícios, pode não ser apropriada para alguns pacientes. Obtenha uma avaliação completa por um cirurgião qualificado em cirurgia minimamente invasiva e consulte o seu médico de cuidados primários para descobrir se a técnica é apropriada para sua condição.

 

Pré-operatório

  • Realizar os exames pedidos pelo médico;
  • Pode ser necessária a preparação de bolsas de sangue para transfusão;
  • Tomar banho na noite anterior ou na manhã da cirurgia;
  • Pode ser necessário estar com o cólon e o reto completamente vazios antes da cirurgia. Se este for o caso, você deve tomar uma solução de limpeza especial. Caso haja indicação, você deve tomar líquidos, laxantes e fazer enemas por vários dias.
  • Ficar em jejum pelo tempo estipulado pelo seu cirurgião;
  • Na manhã da cirurgia tome as medicações autorizadas pelo seu médico com apenas um pouco de água;
  • Talvez seja necessário parar de tomar alguns medicamentos antes da cirurgia. Siga à risca as indicações médicas;
  • Pare de fumar.

 

Pós-operatório

  • É recomendado andar um dia após a cirurgia, pois pode ajudar com a dor nos músculos;
  • Atividades normais podem ser retomadas de uma a duas semanas após a cirurgia. Isso inclui tomar banho, dirigir, subir escadas, levantar objetos, trabalhar e ter relações sexuais;

Em caso de febre alta (acima de 39 °C), sangramentos pelo reto, inchaço na barriga, náusea ou vômitos, calafrios, dificuldade para urinar, pus ou vermelhidão na área da cirurgia, problemas para respirar ou tosse, e dificuldade para se alimentar, entre em contato com seu médico.